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5 maiores tendências de Marketing Digital em 2024​

O Marketing Digital não tem uma fórmula mágica e isso torna-se evidente quando uma empresa tenta gerir tudo sozinha.

Todos os dias surgem novas tecnologias, novas formas de impactar potenciais clientes e de voltar a vender a quem já comprou da marca.

É precisamente devido a esta dinâmica tão viva que seguir tendências sem compreender como funcionam pode ser mais prejudicial do que benéfico.

Para evitar que cometa um erro caro, apresento aqui as 5 principais tendências de Marketing Digital para 2024.

Existem, de facto, inúmeras tendências a ter em consideração. Isso significa que deve aplicar todas? Não!

Mas conhecê-las é fundamental para tomar boas decisões nas suas estratégias de Marketing.

Está pronto para aumentar as suas vendas este ano?

1. A Experiência do Utilizador no Centro de Tudo

Nos últimos anos, o Google tem realizado várias atualizações aos seus algoritmos para melhorar os resultados de pesquisa, deixando cada vez mais claro que o SEO é crucial.

No entanto, tão importante quanto otimizar conteúdos para alcançar boas posições nos motores de busca, é oferecer uma experiência do utilizador (UX) de qualidade ímpar.

O seu site deve:

  • Ser fácil de navegar;
  • Ser leve, carregando rapidamente;
  • Ter conteúdo realmente útil e compreensível para o seu público-alvo.

Provavelmente já sabe o que é um site fácil de usar e que consome poucos dados ao carregar rapidamente.

A sua dúvida pode estar no último ponto: “Como criar conteúdos úteis?”.

Para desenvolver um conteúdo valioso que resolva dúvidas ou problemas práticos dos seus visitantes, é necessário voltar à base e perguntar:

  • Quem é o meu consumidor?
  • O que ele quer e precisa?
  • Encontra na minha empresa as respostas que procura?
  • O meu site funciona bem tanto no telemóvel como no computador?
  • É fácil para ele navegar no meu site? A experiência é boa?
  • Compraria ele o meu produto ou serviço?

Não precisa adivinhar as respostas a estas perguntas (felizmente!).

Uma análise rápida das métricas do seu site ou redes sociais pode oferecer informações valiosas para aprimorar os seus canais, produtos ou serviços.

Use o seu bom senso e experiência para compreender o cenário em que o seu negócio está inserido e melhorar os resultados, atendendo a todos os pontos mencionados.

Com a Experiência do Utilizador no centro de tudo, a sua preocupação com a acessibilidade do conteúdo não se limita à experiência no seu site ou blog, mas abrange toda a jornada do cliente, desde o primeiro contacto até ao pós-venda.

Cada anúncio publicado, cada email enviado na sua campanha de Email Marketing… tudo deve ser claro, objetivo e útil!

Esta tendência tem vindo a ganhar força, mostrando que veio para ficar por muitos anos no futuro.

Inclusive, a intensa concorrência no Marketing Digital indica que continuará a ser um ponto crucial para o sucesso das estratégias.

Veja este dado: 88% dos compradores online afirmam que não voltariam a um site após uma má experiência. Imagine o tamanho da perda de oportunidades que isso gera!

Por outro lado, uma ótima interação entre utilizadores e plataformas online muitas vezes determina a conversão e fidelização!

2. Marketing e Vendas Cada Vez Mais Próximos

Apesar de os departamentos de Marketing e Vendas já trabalharem em áreas afins, sempre houve certa separação entre estes dois nichos.

Acredito que isso mudará em breve — e já está a acontecer!

Unir Marketing com Vendas é uma prática que tem vindo a ser normalizada nos últimos anos, mas tenho a forte convicção de que haverá uma integração real destes dois setores sob uma única área.

Os profissionais já apelidaram esta união de “Vendarketing” ou “Smarketing”, mas imagino que em breve deixarão de ser apelidos e tornar-se-ão uma divisão independente, supervisionada por um responsável específico nesta fusão definitiva.

Vamos ficar atentos para ver o que resulta desta tendência de Marketing Digital para 2024!

3. Social Selling

O Social Selling não é uma tendência nova: há anos que esta prática de venda de pessoa para pessoa se consolidou no LinkedIn como ferramenta B2B (de negócio para negócio).

E o Social Selling continua a evoluir, adaptando-se às novas ferramentas das redes sociais e às mudanças nas relações de consumo.

A novidade no Social Selling atual é a expansão do conceito de venda um a um para uma estratégia em massa dentro de outros canais.

Assim, a interação direta entre marcas e consumidores ganha força, com empresas a utilizarem plataformas como Instagram e Facebook para apresentar ofertas de forma contextualizada.

No Instagram, por exemplo, certo conteúdo é criado para despertar o desejo dos seguidores de entrarem em contacto com a empresa através das mensagens privadas.

Uma vez no chat, cara a cara com a marca, as hipóteses de vender um produto ou serviço aumentam consideravelmente, pois tanto a aproximação como o objetivo dessa proximidade (a venda) estão claros.

Além disso, as redes sociais — e até as plataformas de mensagens instantâneas, como o WhatsApp — têm inserido ferramentas de Social Selling para integrar ainda mais estas vendas.

A tendência é comprovada por dados: as redes sociais estão em terceiro lugar no levantamento dos canais de vendas mais efetivos!

O uso de catálogos de produtos, chatbots (os assistentes automatizados que preparam o consumidor para uma venda) e a prática de live commerce (a venda por transmissões ao vivo) são apenas alguns exemplos de como esta tendência de Marketing Digital está a ganhar impulso em 2024.

4. Social Commerce

Tal como o Social Selling, o Social Commerce, ou s-commerce, é uma tendência dominante para as redes sociais em 2024!

Este termo tem-se popularizado e marca a transição para um novo modelo de vendas online.

Mais do que apenas um botão de compra, o Social Commerce visa criar uma jornada de compra completa dentro das plataformas, desde a descoberta do produto ou serviço até à decisão de compra.

Por isso, é fundamental compreender que o sucesso neste modelo vai além de simplesmente usar as Calls to Action (CTAs) nos conteúdos, mas envolve toda a experiência do utilizador em cada canal.

Fatores como a narrativa da marca, a interação com os consumidores, criação de conteúdo autoral e a integração de elementos visuais são decisivos para incentivar a compra.

Desta forma, integra-se com o Social Selling, amplificando a interação social para impulsionar as vendas, criando uma sinergia entre a construção de relacionamentos e o fecho de negócios.

Também vale a pena investigar o User Generated Content (UGC), que são os conteúdos gerados para a sua marca pelos próprios utilizadores, que podem ser seguidores, influenciadores e clientes.

5. Diversidade e Acessibilidade

A principal vantagem da pesquisa por voz como tendência de Marketing Digital é que os futuros clientes precisam de resumir desejos e curiosidades em voz alta, oferecendo dados concisos e sem filtros sobre os problemas que enfrentam ou vitórias que desejam.

Outra grande vantagem é que toda a tecnologia de pesquisa, comando e navegação por voz integra PCDs (pessoas com deficiência) como novos potenciais clientes num mercado cada vez mais diversificado.

Finalmente, o mundo está a desenvolver ferramentas que devolvem parte da independência e inclusão que foram negligenciadas contra as PCDs durante centenas de anos!

Um exemplo magnífico e pioneiro é o que algumas empresas têm feito nos eventos presenciais e online. Antes de um palestrante começar a falar, por exemplo, ele apresenta-se dizendo o nome, o cargo na empresa, e descrevendo a própria aparência.

Desta forma, PCDs que só podem ouvir a palestra (ou ler a transcrição do áudio) não têm a oportunidade de aprender impossibilitada — pela falta de sensibilidade ou consciência que tem dominado a nossa cultura até então.

A empresa também ganha com isso, é óbvio, mas lidera uma expansão do mercado por um interesse que vai muito além do aumento da lucratividade!

A ampliação da acessibilidade e aceitação de diferentes minorias na diversificação social tem mais a ver com a vontade genuína de fazer uma empresa servir as pessoas a partir da experiência.

E, como deve lembrar, a Experiência do Utilizador foi a primeira e mais importante tendência de Marketing Digital para 2024 que mencionei aqui!

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