Vivemos numa era digital e, quer queiramos ou não, temos de nos adaptar a essa realidade. Quem não está no digital tende a desaparecer. E não, não precisas de ter um negócio gigante para estar online. Mesmo com um negócio local, podes (e deves!) ter uma presença digital.
Aqui está o passo a passo para perceberes como digitalizar o teu negócio e alavancar os teus resultados!
Passo 1. Pesquisa
O que é que os teus concorrentes estão a fazer? Estão no LinkedIn ou no Instagram? Fazem diretos no Facebook e vendem imenso? Analisa alguns concorrentes para perceberes o que está a acontecer no teu mercado.
“Mas os meus concorrentes não estão online.” Então serás o pioneiro! Serás o primeiro a arriscar e certamente te destacarás da concorrência. Se os teus concorrentes não estão no digital, estarás um passo à frente deles.
Procura também entender como funcionam as redes sociais e as suas potencialidades. Pesquisa sobre anúncios, marketing digital, redes sociais, conteúdo a abordar, entre outros.
Passo 2. Define estratégias e objetivos
Tal como para um negócio físico, um lançamento digital requer estratégia.
Define objetivos SMART:
- Específico(specific): O que é que queres fazer?
- Mensurável(measurable): Como podes medir o sucesso deste objetivo?
- Atingível(achievable): Consegues atingir este objetivo?
- Realista(relevant): Este objetivo é realista?
- Tempo/prazo(time-bound): Em quanto tempo pretendes alcançar este objetivo?
Algo importante a pensar é a que público queres chegar, para assim definires as redes sociais onde vais marcar presença.
Podes começar por marcar presença em apenas uma rede social e ir evoluindo até chegar a outras, ou então trabalhar mais do que uma rede ao mesmo tempo, se tiveres as condições para tal.
Passo 3. Planeia
Após realizar a pesquisa e definir as estratégias, é necessário planear. Tal como planeaste o teu negócio físico, também terás de planear o lançamento no digital.
Responde a estas questões nesta fase:
- Que redes sociais começarei a trabalhar primeiro?
- Qual é o meu orçamento?
- Consigo fazer isto sozinho ou preciso de contratar alguém novo, ou uma agência especializada?
- Em quanto tempo pretendo estar online?
Percebe se tu, ou alguém da tua equipa, tem capacidade para lidar com este processo. Caso contrário, o ideal será contratar alguém ou uma agência. Lembra-te: as redes sociais são fantásticas, mas só quando bem trabalhadas.
Define datas concretas para começar a trabalhar as redes sociais.
Passo 4. Implementa
Arregaça as mangas e põe as mãos na massa!
Tenta controlar as tuas expectativas: há coisas que não vão correr bem e isso é normal. O importante é não desistir e continuar a testar diferentes conteúdos, formatos, entre outros.
Sê paciente: os resultados não aparecem de um dia para o outro.
Passo 5. Não pares nunca
Após implementares a tua presença no digital, continua a evoluir: cria um website, aposta em mais redes sociais e chega a mais pessoas.
Além disso, mantém-te atualizado e procura adaptar-te às constantes mudanças nas redes sociais.
Se mesmo depois deste artigo continuares com dúvidas, entra em contacto connosco: podemos ajudar-te com este processo, para que possas tirar o melhor partido do mundo digital!