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Como digitalizar o teu negócio

Vivemos numa era digital e, quer queiramos ou não, temos de nos adaptar a essa realidade. Quem não está no digital tende a desaparecer. E não, não precisas de ter um negócio gigante para estar online. Mesmo com um negócio local, podes (e deves!) ter uma presença digital.

Aqui está o passo a passo para perceberes como digitalizar o teu negócio e alavancar os teus resultados!

Passo 1. Pesquisa

O que é que os teus concorrentes estão a fazer? Estão no LinkedIn ou no Instagram? Fazem diretos no Facebook e vendem imenso? Analisa alguns concorrentes para perceberes o que está a acontecer no teu mercado.

“Mas os meus concorrentes não estão online.” Então serás o pioneiro! Serás o primeiro a arriscar e certamente te destacarás da concorrência. Se os teus concorrentes não estão no digital, estarás um passo à frente deles.

Procura também entender como funcionam as redes sociais e as suas potencialidades. Pesquisa sobre anúncios, marketing digital, redes sociais, conteúdo a abordar, entre outros.

Passo 2. Define estratégias e objetivos

Tal como para um negócio físico, um lançamento digital requer estratégia.

Define objetivos SMART:

  • Específico(specific): O que é que queres fazer?
  • Mensurável(measurable): Como podes medir o sucesso deste objetivo?
  • Atingível(achievable): Consegues atingir este objetivo?
  • Realista(relevant): Este objetivo é realista?
  • Tempo/prazo(time-bound): Em quanto tempo pretendes alcançar este objetivo?

Algo importante a pensar é a que público queres chegar, para assim definires as redes sociais onde vais marcar presença.

Podes começar por marcar presença em apenas uma rede social e ir evoluindo até chegar a outras, ou então trabalhar mais do que uma rede ao mesmo tempo, se tiveres as condições para tal.

Passo 3. Planeia

Após realizar a pesquisa e definir as estratégias, é necessário planear. Tal como planeaste o teu negócio físico, também terás de planear o lançamento no digital.

Responde a estas questões nesta fase:

  • Que redes sociais começarei a trabalhar primeiro?
  • Qual é o meu orçamento?
  • Consigo fazer isto sozinho ou preciso de contratar alguém novo, ou uma agência especializada?
  • Em quanto tempo pretendo estar online?

Percebe se tu, ou alguém da tua equipa, tem capacidade para lidar com este processo. Caso contrário, o ideal será contratar alguém ou uma agência. Lembra-te: as redes sociais são fantásticas, mas só quando bem trabalhadas.

Define datas concretas para começar a trabalhar as redes sociais.

Passo 4. Implementa

Arregaça as mangas e põe as mãos na massa!

Tenta controlar as tuas expectativas: há coisas que não vão correr bem e isso é normal. O importante é não desistir e continuar a testar diferentes conteúdos, formatos, entre outros.

Sê paciente: os resultados não aparecem de um dia para o outro.

Passo 5. Não pares nunca

Após implementares a tua presença no digital, continua a evoluir: cria um website, aposta em mais redes sociais e chega a mais pessoas.

Além disso, mantém-te atualizado e procura adaptar-te às constantes mudanças nas redes sociais.

Se mesmo depois deste artigo continuares com dúvidas, entra em contacto connosco: podemos ajudar-te com este processo, para que possas tirar o melhor partido do mundo digital!

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